em santa maria

Vereadora passa mal e desmaia após discussão com parlamentar

Uma reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Câmara de Vereadores de Santa Maria resultou em um debate acalourado e em versões diferentes sobre o mesmo fato. Ainda na manhã da última terça-feira, os parlamentares que integram a comissão tinham como pauta a análise da peça orçamentária do Executivo municipal para 2022, que está projetado em R$ 972,5 milhões.

'Estamos estudando a possibilidade de alugarmos um espaço fora da Câmara para a parte administrativa', diz Vargas

Durante os trabalhos rotineiros, que observava o cumprimento das chamadas emendas impositivas por parte dos vereadores, os parlamentares Roberta Leitão (PP) e Ricardo Blattes (PT) tiveram um desentendimento e a progressista acabou desmaiando. Ao CDN Entrevista, Roberta relatou que, naqule momento, ela já apresentava sinais de falta de ar. Em função disso, ela falou aos colegas - já que a reunião ocorre com número reduzido de participantes - que estava com um quadro de bronquite e pediu permissão aos colegas que sentassem longe dela para ela tirar a máscara. Isso porque, segundo a vereadora, sem o artefato ela conseguiria respirar melhor.

- Não houve oposição de ninguém. Eu disse aos vereadores que estava já há dias com crise respiratória. Logo, então, chegou o vereador Blattes e ele teria ficado contrariado e que todos deveriam estar de máscara. Eu não ouvi. Até que ele jogou todas as coisas em cima da mesa e me chamou de "um leitão não vacinado, negacionista, hipócrita que envergonhava a Câmara e colocava a vida de todos em risco. Isso não dá para aceitar. Eu passei mal e acabei indo para o hospital _ relatou Roberta, que é presidente da COF.

Réu do caso Kiss vai entrar na boate para 'preparação de defesa' do júri

Ao CDN Entrevista, Ricardo Blattes, que é vice-presidente da comissão, deu a versão dele dos fatos. Ele relatou a situação como algo "constrangedor" a ele e à Casa. Para o petista, a conduta da colega é vexatória e acaba por expor negativamente a imagem do Legislativo. Blattes afirma que a postura da colega é afrontosa e deixa a todos expostos tanto aos vereadores quanto ao público que comparece nas galerias do Plenário da Câmara:

- Esse problema não é de agora. A vereadora Roberta Leitão é uma negacionista assumida. Ela não só critica a vacina, como não toma a vacina e se nega a seguir os protocolos que são seguidos no mundo inteiro. E, em especial a mim, é uma situação muito constrangedora. Eu sento próximo dela e, durante as sessões, ela não cumpre com as regras de etiqueta de colocar a mão ao tossir. Ela é provocativa. Não há razoabilidade para esse tipo de atitude. Houve, de parte a parte, uma áspera discussão. Foi o que aconteceu.

Para esta sexta-feira, a COF realizará uma audiência pública para tratar da peça orçamentária do Executivo municipal para 2022.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prévias do PSDB são suspensas por instabilidade no aplicativo de votação

Próximo

'Estamos estudando a possibilidade de alugarmos um espaço fora da Câmara para a parte administrativa', diz Vargas

Política